Policiamento Ambiental

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Sobre o Policiamento Ambiental

O Policiamento Ambiental, maior força policial estadual voltada à proteção da natureza da América Latina, é uma das unidades especializadas da Polícia Militar do Estado de São Paulo que atua nos 645 municípios e em todo o litoral.

Possui 116 unidades de atendimento integradas com um efetivo fixado de mais de 2.200 homens e mulheres dedicados ao policiamento ambiental. Possui mais de 400 viaturas, embarcações e motocicletas. Conta ainda com um helicóptero biturbina, Augusta Grand New, dedicado à fiscalização da Serra do Mar, dos mosaicos da Mata  para o monitoramento da Serra do Mar e litoral.

Conta com recursos de monitoramento por satélites e com veículos áeros não tripulaváveis que monitoram as regiões de interesse e locais de difícil acesso. Atua ainda de maneira especial nas regiões de relevante interesse ambiental, como nas Unidades de Conservação do Estado, que juntas somam mais de 760 mil hectares.

Comandante

Steve Jobs

Coronel PM Flávia de Paula Santos

"Hoje, entre muitos assuntos relevantes para a vida em sociedade, temos também as questões relacionadas ao meio ambiente. Eis a nossa missão: como força de segurança pública, manter a excelência da prevenção e defesa ambiental. Temos que pensar não somente nas atuais gerações mas também nas futuras, e assim buscar cada vez mais a preservação do meio ambiente".

A Coronel PM Flávia assumiu o Comando de Policiamento Ambiental em 10 de maio de 2019, possui o Curso de Especialização em Policiamento Ambiental e sua pesquisa de doutorado foi voltada às políticas públicas de resíduos sólidos e sustentabilidade com o tema: “Os desafios da logística reversa na Polícia Militar do Estado de São Paulo”. Possui ainda Doutorado e Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da PMESP, Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Bacharelado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Taubaté – UNITAU e Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia do Barro Branco.