Policiamento Ambiental

Polícia Militar do Estado de São Paulo

Main Content

Educação Ambiental

A Educação Ambiental, ação de prevenção primária da Polícia Militar, traz a esperança de estarmos formando cidadãos mais conscientes, que conseguem se perceber como habitantes de um planeta que precisa de cuidado e proteção.

COMO SOLICITAR:

Para solicitar uma equipe de Policiais Ambientais Educadores, solicite agendamento através do e-mail: edambiental@policiamilitar.sp.gov.br

 

Patrulha Comunitária Rural

Implantada em todo o Estado de São Paulo, atende principalmente as áreas rurais e de difícil acesso ao policiamento territorial. São utilizadas viaturas 4x4, preparadas para percorrer trechos sem asfalto e terrenos acidentados.

Os policiais ambientais recebem um curso específico para esse tipo de patrulhamento e as técnicas de condução dessas viaturas.


 

Policiamento Náutico

Modalidade de policiamento preventivo e de fiscalização que utiliza embarcações oficiais no patrulhamento dos rios, lagos, represas e litoral do Estado de São Paulo.

Pioneira na América Latina, o Policiamento Ambiental oferece um curso completo nessa modalidade que inclui técnicas de abordagem, salvamento, operação de embarcações e técninas de navegação.

 

Policiamento Aéreo

O Policiamento Ambiental conta com um helicóptero de uso exclusivo, o Águia 32, operado pelo Grupamento Aéreo da PMESP e destinado a fiscalização das regiões onde a patrulhamento rural não consegue chegar por terra.

A Ambiental também utiliza VANTs (veículos aéreos não tripulados) e DRONES nas fiscalizações e monitoramento de grandes áreas.

 

Geomonitoramento por Satélites

Integrada ao MAIS – Monitoramento Ambiental por Imagens de Satélites, que permite que cada um dos cerca de 24.800.000 hectares de todo o território paulista seja monitorado entre cinco e doze vezes ao ano e qualquer desmatamento com áreas superiores a 0,3 hectares, ou o equivalente a pouco mais que 1/3 de campo de futebol, seja localizado e fiscalizado em campo.

 
 

Main Content